terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Começam preparativos para a Copa Metropolitana de Futebol sub 15

Em reunião realizada na Tribuna de Honra do Estádio de Pituaçu, dirigentes da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), explicaram como será o evento que vai servir como uma preparação para a Copa 2 de Julho.

Mais de 20 times já demonstraram interesse em participar da Metropolitana, que deve começar no dia 2 de abril e terminar no dia 11 de junho. Além de equipes já consagradas, como Bahia e Vitória, a competição trará outros grupos da capital e de cidades como Dias D’Ávila, Rio Real, Conceição do Jacuípe, Saubara, Amélia Rodrigues, Inhambupe, Madre de Deus, Catu, Vera Cruz e São Francisco do Conde. 

A Sudesb não cobrará pelas inscrições dos times, tampouco dos atletas. Ademais, ela ficará responsável por arcar com os custos da arbitragem, das bolas e da premiação. A ideia é fazer com que o trabalho de base – realizado pelas equipes – seja mostrado durante a Metropolitana, visto que a maioria deles não tem a oportunidade de participar de diversas competições regionais ou nacionais. Os clubes terão um prazo para cadastrar quantos atletas quiserem, mas em cada partida só poderão levar até 20 deles. As cidades das partidas ainda serão definidas, assim como os grupos. 

Presente no início da reunião, o diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, observou que por meio das copas realizadas pela Sudesb, “muitos meninos se destacam e conseguem ajudar suas famílias. É uma oportunidade de primeiro emprego para muitos deles que, a partir de eventos como esses, dão início à carreira”, pontuou o diretor, destacando que as competições estão entre as muitas ações promovidas pelo órgão estadual de esporte com o objetivo de fomentar e desenvolver o esporte amador, promover a inclusão social e a geração de emprego e renda, utilizando o futebol como ferramenta. 

Segundo o coordenador de Excelência Esportiva da Sudesb, Sinval Vieira, setor responsável pela organização das copas, “os dois eventos, além do aspecto esportivo, têm um caráter social, já que servem de teste para os garotos que querem se profissionalizar. A realização da Copa Metropolitana, por exemplo, foi motivada por percebermos que muitos times se preparavam muito próximo ou nem se prepararam para a 2 de Julho. A gente quer que eles sejam mais competitivos, por isso colocamos eles em atividade com a Metropolitana. Nós também abrimos espaço para as equipes inscreverem um número ilimitado de atletas para que elas tenham tempo para perceber as mudanças que precisam fazer até a competição principal”, explicou 

Copa 2 de Julho – Principal evento de futebol promovido pelo órgão desde 2007, a Copa 2 de Julho sub 15 este ano será realizada entre os dias 2 e 14 de julho. Considerada a maior competição de futebol de base do país, a copa deve reunir, além das equipes baianas que vão para a Metropolitana, grandes clubes nacionais e até internacionais. Entre os clubes de fora da Bahia que já se manifestaram estão o Flamengo, o Vasco e o Fortaleza. A Seleção da Bolívia e o time estadunidense de Boston também já entraram em contato com a Superintendência para saber sobre as inscrições.